21°C 32°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Hospital Clériston Andrade vai ser cenário de simulação realística de acidente em massa neste sábado (26)

A ação faz parte do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana...

24/08/2023 às 12h17
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Sesab
Foto: Divulgação/Sesab

Pela segunda vez, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, será palco de uma simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e, neste ano, também atendendo múltiplas vítimas de inundações por conta de uma explosão de barragem. A ação faz parte do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A simulação realística será realizada no estacionamento da emergência, onde aproximadamente 100 funcionários da equipe multiprofissional de assistência e de apoio estão devidamente preparados para receber cerca de 40 vítimas fictícias que chegarão à unidade em busca de atendimento de extrema urgência.

De acordo com Hélvia Fagundes, coordenadora da emergência, uma megaestrutura está sendo montada com quatro tendas, sendo duas de descontaminação das vítimas, outra de atendimento, um posto de comando e outro de apoio e acolhimento da imprensa e familiares que virão em busca de informações sobre os pacientes.

“O local será todo isolado, simulando de forma bem realística o atendimento às vítimas de acidentes com produtos químicos e ou radiativos e também da explosão de barragem. Portanto, estes pacientes chegarão ao HGCA, por volta das 10h deste sábado, através de ambulâncias, ônibus e de helicóptero. E nós estaremos paramentados com roupas especificas para evitar a “contaminação” da equipe e que estas vítimas entrem no HGCA contaminadas”, explica a médica.

Sobre o Ciden

O Cidem deste ano tem como tema “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – e – Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e explosivo)” e conta com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, nutricionistas, químicos, entre outros, membros das equipes de resgate e forças de segurança federal e estadual. O evento é organizado por professores da Uefs e reúne palestrantes e especialistas, com a participação de representantes de diversos países, como Portugal, Argentina, Peru, Índia e Paraguai, entre outros.

Fonte: Ascom/Sesab

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias