21°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Agroindústria de Itaguaçu avança com produção do biscoito Avoador

A produção de biscoito avoador é oferecida em uma variedade de sabores, incluindo os tradicionais, de erva doce e cebola. Atualmente, são produzido...

13/09/2023 às 11h05
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação/CAR
Foto: Divulgação/CAR

A Associação Comunitária de Tiririca, localizada no município de Itaguaçu, está fazendo história com a produção do biscoito avoador, conquistando o mercado local e o da região. O empreendimento é impulsionado pelos investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) na agroindústria, onde um grupo de mulheres trabalha para produzir essas delícias que caíram no gosto de todas as pessoas que consomem.

Os biscoitos se destacam não apenas pelo sabor excepcional, mas também pela história de perseverança e superação por trás deles. As agricultoras que lideram essa iniciativa não produzem apenas os biscoitos, mas também cultivam a mandioca e preparam o polvilho, ingredientes essenciais para a produção.

“A gente trabalhava em um espaço que nos foi doado, mas que não tinha estrutura. Com o apoio da CAR, reformamos esse espaço proporcionando trabalho para 23 mulheres. Antes, a gente não produzia nada. A associação existia, mas não tínhamos um trabalho. Agora, estamos produzindo e muitas aprenderam um ofício e estão ganhando seu dinheirinho”, compartilha Vaneide Pires dos Santos.

As agricultoras também participaram de um curso de Culinária Derivados de Mandioca, promovido pelo projeto da CAR, via projeto Bahia Produtiva, aprimorando ainda mais as suas habilidades.

Foto: Divulgação/CAR
Foto: Divulgação/CAR
Foto: Divulgação/CAR
Foto: Divulgação/CAR

Janete de Jesus Oliveira acrescenta: “Tínhamos uma associação sem estrutura, mas avançamos a partir desse investimento. Hoje, produzimos cerca de 40 quilos por semana e a expectativa é de aumentar cada vez mais”.

A produção de biscoito avoador é oferecida em uma variedade de sabores, incluindo os tradicionais, de erva doce e cebola. Atualmente, são produzidos pacotes de 100 gramas para atender à demanda de estabelecimentos comerciais de Itaguaçu, Rio Verde e Xique-Xique.

Os produtos também são vendidos em pacotes de 40 gramas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) municipal, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Da agroindústria, o avoador vai direto para a prateleira do Mercado Comercial Rafael de Itaguaçu, aonde chegam fresquinhos. O proprietário, Rafael de Carvalho, destaca a importância de comprar produtos locais: “É importante comprar o que a comunidade produz, pois o dinheiro circula aqui mesmo no nosso município”.

A CAR tem sido uma aliada essencial para fomentar o empreendedorismo no meio rural e capacitar agricultores e agricultoras e suas organizações produtivas para coordenar e operar as agroindústrias de forma sustentável e competitiva. Essa ação gera emprego e renda local, fortalecendo a economia das regiões rurais. Até dezembro de 2023, serão mais de 400 agroindústrias construídas ou requalificadas pela CAR.

Fonte: Ascom/CAR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias