20°C 31°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Carta de crédito em uma mão e chave do imóvel na outra

Comprar a primeira casa, aumentar a que já tem ou realizar o sonho de ter uma na praia. Dá para fazer tudo isso com consórcio

22/02/2021 às 17h01
Por: Correio Fonte: R7 - Patrícia Büll, do R7 Conteúdo e Marca
Compartilhe:
A despreocupação de ter um lugar pra chamar de seu - (Foto: Pixabay)
A despreocupação de ter um lugar pra chamar de seu - (Foto: Pixabay)

O sonho da casa própria faz parte da vida de boa parte dos brasileiros. Quem não quer ficar livre do aluguel ou da insegurança de não ter um lugar para chamar de seu? E agora que a casa se transformou também em espaço de trabalho e estudo, uma das opções pode ser se mudar para uma maior, com área para diversão, espaço para uma mesa de pingue-pongue e varanda para relaxar no fim do dia, ou até para fazer de escritório, por quê não? 

O consórcio imobiliário é uma opção tanto para quem quer adquirir o primeiro imóvel quanto para quem pretende ter uma casa na praia, no campo, ou mesmo, reformar onde já vive. Afinal, mesmo com as taxas de juros dos financiamentos dos bancos mais baixos atualmente, não dá para negar: juro é juro – algo que o consórcio não tem.

Todos por um
O consórcio de imóvel – assim como o de carros, de serviços e até mesmo o consórcio de moto   – é um sistema de compra programada e realizada por um grupo fechado, organizado por uma administradora, que precisa ter autorização do Banco Central. Daí ser uma opção segura.

Por meio da administradora, esse grupo faz contribuições mensais para arrecadar o valor necessário para a entrega do bem escolhido. A cada mês, um integrante é sorteado e contemplado com uma carta de crédito para essa compra. Esse processo se repete todos os meses até que todos os participantes com seus pagamentos em dia recebam a carta de crédito.

Quem quiser acelerar o processo e não contar apenas com a sorte, pode fazer um lance. Funciona igualzinho em um leilão: o maior lance leva a carta de crédito. Esse valor é abatido do saldo devedor. E você pode, inclusive, usar o seu FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) no lance do consórcio do imóvel, ou para quitar parcelas.

Casa nova para reunir os amigos – todos os amigos
Casa nova para reunir os amigos – todos os amigos - (Foto: Pixabay)

Parcelas que cabem no bolso
Há quem veja o consórcio como o primeiro passo da educação financeira, pois você escolhe o número de parcelas pelo valor que cabe no seu bolso, sem comprometer seu orçamento. Na Embracon, você pode dividir o valor total do imóvel em até 180 meses, sem juros ou parcelas adicionais.

Quando você recebe a carta de crédito – por sorteio ou lance – tem à disposição o valor integral para comprar um imóvel novo, construído ou na planta. Mas essa carta deve ser usada exclusivamente para imóvel.

A Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País, segundo ranking do Banco Central. Com mais de 90 filiais, a empresa atua há mais de 30 anos no Brasil.

Simule o seu consórcio. Você pode fazer a adesão on-line e sem sair de casa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias