20°C 31°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Estudantes da rede estadual participam da I Festa Literária de Lençóis

O evento, iniciado na quinta-feira (7), prossegue até sábado (9) e tem o tema “De Gagum a Dom Obá: 200 anos de independência de um Brasil profundo”.

08/09/2023 às 17h30
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 600 estudantes da rede estadual de ensino de Lençóis e dos municípios de Bonito, Marcionílio Souza, Utinga, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva, Itaetê e Boninal estão participando da primeira edição da Festa Literária de Lençóis (Flilençóis), na Chapada Diamantina. O evento, iniciado na quinta-feira (7), prossegue até sábado (9) e tem o tema “De Gagum a Dom Obá: 200 anos de independência de um Brasil profundo”. O objetivo é fortalecer e impulsionar o protagonismo das narrativas de resistências históricas, literárias e culturais do território.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Leninha Vila Nova, que representa a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, na Flilençóis, falou sobre a importância da atividade para a Educação. “A Flilençóis é mais uma das feiras e festas literárias realizadas ao longo do ano letivo com total apoio do Governo do Estado. Estas iniciativas representam um grande potencial de conhecimento para os nossos estudantes, que participam ativamente como expectadores ou protagonistas em diferentes atividades artísticas e culturais desenvolvidas no currículo escolar. Hoje à tarde, por exemplo, participamos de uma mesa inclusiva com estudantes do projeto Tempo de Artes Literária (TAL) e monitores de Língua Portuguesa pelo Mais Estudo”.

Neste segundo dia da Flilençóis, o Coreto Literário e a FliArena, espaços da programação, marcaram o protagonismo dos estudantes que apresentaram distintas linguagens artísticas e culturais. Em alusão ao Bicentenário da Independência, os estudantes do Colégio Estadual Professora Zenaide Alves Barreto, em Utinga, fizeram apresentações literomusicais com os temas: “Independência da Bahia”; “Legado da pretitude”; e “Tem dias”.

Já os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), de Morro do Chapéu, recitaram o poema “Elas gritaram independência”. As apresentações literomusicais também foram protagonizadas por estudantes dos colégios estaduais de Bonito, no município; Eurídice Santana, em Marcionílio Souza; Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara; e José Américo Araújo, de Itaetê.

Outro destaque desta sexta-feira foi a exibição do docudrama “Caminhos da liberdade: o Bicentenário da Independência da Bahia – 1823-2023”, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto. A produção da SEC traz como protagonistas as heroínas e os heróis, representantes do povo, que marcaram a história ao longo desses 200 anos, como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

No sábado, a participação dos estudantes continua. Haverá, por exemplo, a apresentação da Banda Marcial Fanvargas, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Barra da Estiva, e do coral do Colégio Estadual Rui Barbosa, do município de Boninal. Na programação também consta a participação dos estudantes do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, de Seabra, no lançamento de livros e da roda de conversa “Projeto Floriá”.

Os homenageados – Gagum foi uma escritora e professora lençoense, filha de garimpeiros, que deixou como legado diversos registros em forma de poesia. Recentemente, foi homenageada pela Câmara Municipal de Lençóis, dando o nome ao Palco do Mercado Cultural da cidade. Dom Obá, também nascido em Lençóis, foi um importante abolicionista e defensor da igualdade racial. Era descendente direto de Aláàfin Abiodun, o último soberano a manter unido o reino de Oyó, na segunda metade do século 18.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias