21°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Centro Técnico do TCA promove duas oficinas em celebração aos seus 35 anos

Turmas gratuitas de setembro serão ministradas por Rainha Loulou e Zuarte Jr.

30/08/2023 às 09h25
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Maurício Serra
Foto: Maurício Serra

Em setembro, terceiro mês da série de oficinas formativas e gratuitas de celebração de seus 35 anos de fundação, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) promove mais duas turmas: “Como montar a sua drag”, com Rainha Loulou, no dia 5 (terça-feira), das 14h às 17h, e “Processo criativo em cenografia”, com Zuarte Jr., no dia 21 (quinta-feira), também das 14h às 17h. As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o setor dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O Centro Técnico também fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

Como montar a sua drag

Com 30 vagas, a oficina oferece uma jornada imersiva no universo da arte drag queen. O objetivo é proporcionar uma experiência inicial e envolvente para pessoas interessadas em ingressar neste mundo, explorando os fundamentos da criação de uma persona drag única e abordando aspectos essenciais como figurino, maquiagem, perucas e desenvolvimento de personagem.

Rainha Loulou é uma das mais importantes drag queens atuantes em Salvador, vivida por Luiz Santana, figurinista, aderecista, maquiador e ator. Atua em teatro, cinema e entretenimento desde o ano 2000, com uma grande lista de criações, projetos e prêmios.

Processo criativo em cenografia

Para abordar aspectos envolvidos nos processos criativos concernentes à cenografia, o cenógrafo Zuarte Jr. propõe a 15 participantes alguns exercícios com supostas trilhas para transposição cenográfica e exemplos históricos, abarcando questões contemporâneas e poéticas visuais da cena.

Zuarte Jr. é artista plástico, cenógrafo e figurinista há mais de 35 anos. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, atuou em dezenas de montagens de artistas e grupos da Bahia e recebeu variados prêmios pelas suas criações. Ministra oficinas de investigação da criatividade, direção de arte, cenografia, figurinos e poesia.

Fonte: Ascom/TCA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias