Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão debate impacto das taxas de juros para micro e pequenas empresas
Depositphotos Taxas de juros têm sido mantidas em patamares elevados A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate ...
11/08/2023 09h40
Por: Correio Fonte: Agência Câmara de Notícias
Taxas de juros têm sido mantidas em patamares elevados - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (15) a taxa de juros e impacto da inflação para as micro e pequenas empresas.

O deputado Jorge Goetten (PL-SC), que solicitou o debate, lembra que o Brasil vem passando por um ciclo de elevação das taxas de juros desde meados de 2022, quando a Taxa Selic passou de 2% ao ano para o patamar atual de 13,75% ao ano, valor que vem sendo mantido nas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

"Vem surgindo diversos questionamentos sobre a necessidade e a propriedade de se manter as taxas de juros neste nível. Quais seriam os motivos para este aumento? Qual o impacto da taxa de juros na inflação brasileira? Quais são as ações que poderiam levar a uma redução nas taxas de juros? Quais políticas alternativas poderiam ser adotadas para esta redução e para incentivar o crescimento econômico com estabilidade?", questiona Goetten.

Continua após a publicidade

Ele acrescenta que as taxas de juros em patamares tão elevados no Brasil são motivo de grande preocupação, uma vez que desincentivam os investimentos, encarecem o crédito para empresas e famílias e aumentam o custo de rolagem da dívida pública, agravando ainda mais o quadro fiscal.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o diretor-executivo de Economia Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rubens Sardenberg;
-  o presidente da Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni; e
- o secretário Especial de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo do MDIC, Milton Coelho.

O debate será realizado à 15 horas, no plenário 5.