20°C 31°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Estudantes da rede estadual sobem ao palco para apresentar seus poemas na Flipelô

Para celebrar a criatividade e a literatura, estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta quinta-feira (10), de atividades culturais l...

10/08/2023 às 18h10
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Elisabeth Guerra
Foto: Elisabeth Guerra

Para celebrar a criatividade e a literatura, estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta quinta-feira (10), de atividades culturais ligadas à literatura. As alunas do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Cajazeiras, apresentaram seus poemas em uma performance musical, durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece até domingo (13), em Salvador.

Nesta sétima edição do evento, concebido e organizado pela Fundação Casa de Jorge Amado, a homenageada é a escritora Maria Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi, que foi uma das ialorixás mais importantes do país. As estudantes da rede estadual que são membros da terceira geração do projeto Escrevivências Afro-Baianas tiveram o Largo Tereza Batista, no Pelourinho, como palco para o lançamento do livro artesanal, que produziram no Edvaldo Brandão.

Com uma temática ligada à questão étnico-racial, as autoras realizaram a leitura dos seus textos, bem como fizeram uma breve apresentação musical da canção “Amarelo, azul e branco”, da dupla AnaVitória. A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Vitória Vivian, 17 anos, compartilhou suas inspirações para os poemas e explicou como a imersão no projeto reforçou sua paixão pela escrita e literatura. “Antes eu não conseguia colocar para fora tudo que eu sentia e agora eu encontrei uma maneira de desabafar e criar ao mesmo tempo. No projeto, nós temos bate-papos, palestras e outras atividades que nos ajudam muito na hora de escrever”, disse.

Feira Literária do Manoel Devoto

Em paralelo ao Flipelô, o Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, encerrou a I Feira Literária, que havia sido iniciada na terça-feira (dia 8). Estudantes, professores, ex-alunos e comunidade participaram do último dia da feira, realizada com o apoio da Secretaria de Educação. Foram desenvolvidas diversas atividades, como desfiles, estandes de cordéis, apresentações de poesia e outras.

O diretor da escola, Luciano Eloy, ressaltou a importância da criação desse evento para toda a comunidade escolar. “Desde o primeiro momento, nós vimos a participação dos alunos nas oficinas da feira e na criação dos espaços. No segundo dia, o número de alunos que se interessaram por apresentar os seus talentos aumentou e isso acaba despertando neles a vontade de estar na escola e de buscar o conhecimento. Está sendo um orgulho para a escola ouvir dos ex-alunos, alunos atuais e da comunidade receber todos esses elogios à nossa feira”.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Caroline Silva Marçalo, 18 anos, participou dos três dias de feira e revelou que pretende continuar presente nas futuras edições do evento. “Eu adorei a feira, pois ela tirou todos os alunos da rotina e me surpreendeu bastante o quanto foi divertido participar desses três dias de evento. Espero voltar no próximo ano, mesmo que seja como ex-aluna”.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) contribui para a promoção da leitura e da escrita, por meio de diversos projetos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. O “Tempo de Arte Literária” (TAL) é um exemplo desse compromisso, que contribui para nutrir o interesse dos estudantes pela literatura. Além disso, a SEC apoia ativamente as feiras literárias que ocorrem em diferentes municípios baianos, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a educação e a cultura literária na região.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias