19°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Aluno do Neojiba representará o Brasil em encontro de orquestras juvenis na Argentina

Com apenas 23 anos de idade, Caio Brito será um dos violoncelistas da Orquestra Juvenil que fará um concerto no dia 12 de julho, no Teatro Argentin...

06/07/2023 às 18h15
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Juliane Oliveira
Foto: Juliane Oliveira

Caio Brito é violoncelista e aluno do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa social do Governo do Estado, mantido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Com apenas 23 anos de idade, o jovem já está com as malas prontas para representar o Brasil no 1º Encontro Latino-Americano de Orquestras Juvenis, que acontece de 9 a 13 de julho, em Buenos Aires, Argentina. O encontro reunirá 250 músicos latino-americanos de vários países em um intercâmbio cultural para compartilhamento de experiências e técnicas musicais.

O jovem artista baiano será um dos violoncelistas da Orquestra Juvenil que fará um concerto no dia 12 de julho, em um dos mais importantes cenários musicais do país, o Teatro Argentino de La Plata. “Recebi o convite do maestro que assistiu vídeos das minhas apresentações publicados nas redes sociais. Foi um susto quando vi o e-mail, mas fiquei muito feliz e agradecido por ter sido escolhido para representar o Brasil”, contou Caio Brito. Referia-se ao maestro venezuelano do Programa y Orquestas Bonaerenes, Andreas Gonzalez. Do contato com os vídeos até o convite do regente para o evento no país vizinho, foi o tempo do envio de uma mensagem eletrônica.

Nascido em Salvador, Caio Brito iniciou a carreira na música aos 13 anos, participando do projeto ‘Estrelas Musicais’, localizado no bairro Nordeste de Amaralina, onde aprendeu a tocar violoncelo. Aos 16, foi selecionado para integrar uma das turmas de iniciação musical do Neojiba. Desde então, nunca parou. Há 9 anos, ele faz parte do quadro de alunos do programa. Atualmente, integra a principal formação orquestral do ‘Neojiba 2 de Julho’ e é estudante do bacharelado em Música pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“Me sinto feliz e grato. Muito realizado por ter conquistado uma oportunidade tão grande e rara que é representar essa grande nação brasileira. Com tantos músicos e musicistas tão incríveis e eu tive essa oportunidade. Estou ansioso e feliz para viver essa experiência. Espero contribuir para a cultura do nosso país e incentivar o estudo na área musical”, afirmou o estudante.

Foto: Juliane Oliveira
Foto: Juliane Oliveira
Foto: Juliane Oliveira
Foto: Juliane Oliveira

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, desejou sorte a Caio em sua trajetória profissional e de vida, destacando a importância das ações do Neojiba para a formação de talentos e promoção do desenvolvimento social. “A participação de um aluno do Neojiba em um evento internacional, como esse da Argentina, celebra o talento da Bahia, ao mesmo tempo em que ressalta a importância do trabalho feito pelo programa, que garante formação musical, social, intelectual, além de incluir os jovens. Estamos muito felizes pelo Caio, que fará um belíssimo trabalho representando o Brasil, levando o nome da Bahia para o mundo”, afirmou Freitas.

Neojiba

O Neojiba é um programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. O programa promove o desenvolvimento e a integração social de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Atualmente, o Neojiba atende 2.324 integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras. A sede do Neojiba, o Parque do Queimado, é localizada no caminho das tropas vitoriosas do exército baiano em direção à Liberdade. Lá, estão importantes marcos do 2 de Julho, como o monumento à Maria Quitéria e o panteão cívico, onde ficam guardados os carros do Caboclo e da Cabocla.

Fonte: Ascom/Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias