21°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Pelourinho é palco da comemoração do Bicentenário da Independência nesta sexta-feira (30.06)

Com o tema Pelos Caminhos da Independência, o Pelô vai receber o Cortejo e o Festival da Independência, além de abertura de 03 exposições nos museu...

29/06/2023 às 19h01
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Bahia
Foto: Reprodução/Secom Bahia

As ruas do Pelourinho serão ocupadas por apresentações artístico-culturais para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, amanhã, 30 de junho, a partir das 10hcom a presença do Secretário de Cultura do Governo da Bahia (SecultBa), Bruno Monteiro. Um Cortejo percorrerá as entradas do Pelô com apresentações culturais. Os museus do Centro Histórico (Udo Knoff, Tempostal e Solar do Ferrão) terão abertura de exposições com o tema do Bicentenário da Independência. E o Festival da Independência trará performance, teatro e show musical para a Praça das Artes, no Pelourinho, das 10 às 20h. 

O Cortejo da Independência será iniciado na Praça Quincas Berro D´água, saindo pelas ruas do Pelourinho com a Orquestra Aurora, o Grupo Eterna Juventude, grupos culturais de Cabaceiras do Paraguaçu e escolas da rede pública de Salvador. 

Durante o percurso haverão paradas nos museus onde serão feitas homenagens às heroínas da independência Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa. O Cortejo seguirá em direção ao encontro do carro dos caboclos, homenageados na exposição no Centro Cultural Solar Ferrão. Iniciada a saída dos carros do Solar, o cortejo seguirá em festa pelas ruas até a chegada à Praça das Artes, onde acontecerá a finalização do cortejo com a Orquestra Aurora, que apresentará o Samba de Caboclo, abrindo, assim, as demais apresentações culturais e musicais que ocorrerão ao longo do dia. 

Os museus do Pelourinho, administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/SecultBA), terão abertura de exposições com o tema do Bicentenário da Independência. A exposição Pelos Caminhos da Independência: Caboclo, no Centro Cultural Solar Ferrão, será uma mostra que tem como foco principal a figura do Caboclo, símbolo maior dessa grande festa. A exposição Dois de Julho no Tempostal: um desfile de liberdade. Realizada em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, a mostra fará um resgate da passagem do exército pelas ruas, mostrando, através de cartões postais e fotografias, o mesmo percurso que teriam feito ao chegar à cidade, tomando os fortes e se aquartelando nos conventos, igrejas e quartéis. Já no subsolo do museu, serão representados e homenageados, através de cenografia, os civis que lutaram tão bravamente por nossa independência, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa e outros. No Museu UdoKnoff, a mostra Releituras da história em azulejo resulta de trabalhos artísticos realizados em parceria com o Grupo da Terceira Idade Eterna Juventude, das Escolas Estaduais Severino Vieira, Azevedo Fernandes e do Instituto Federal Baiano por estudantes e idosos.  

Na Praça das Artes, no Pelourinho, o Festival da Independência chega com uma intensa programação, a partir das 10h. Serão apresentações artísticas de teatro como, por exemplo, o espetáculo Dois do Sete, com jovens da TV Pelourinho e da Escola Olodum, dirigido pelo ator, dramaturgo e diretor, Luis Salém, contando histórias importantes o Bicentenário da Independência com música, dança. Diversos espetáculos e performances de outras cidades do interior da Bahia, como Saubara e Cachoeira do Paraguaçú. E fecha o dia com o Samba Junino do Samba do Bereguedê. 

FESTIVAL DA INDEPENDÊNCIA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA  

10 – Cortejo da Independência  

11h30 – Apresentação do grupo Marujada de Saubara 

13h – Dois do Sete – Performance Urbana Músico Teatral – Salvador 

14h – Apresentação Samba de Caboclo – Salvador 

14h30 – Samba Mirim Raízes do Paraguaçu – (Cabaceiras do Paraguaçu) 

15h– Samba Rua das Pedrinhas (Cabaceiras do Paraguaçu) 

15h40 – Cia de Teatro Cecéu (Cabaceiras do Paraguaçu) 

16h20 – Cia de Artes Elementos (Salvador) 

17h – Show Musical- Priscila Sales (Cabaceiras do Paraguaçu) 

17h30 – Coletivo Arte Marginal (Salvador) 

18h – Grupo de Arte – A Pombagem (Salvador) 

18h40 – Show Musical – Nilson Aquino e Poesia Musical 

19h40 – Encerramento – Samba Junino – Samba do Bereguedê 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias