21°C 28°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Racismo no futebol é tema de debate na CDH nesta segunda

No final de maio, o atacante do Real Madrid Vinícius Junior foi mais uma vez alvo de ataques racistas na Espanha. Nove anos atrás, a vítima foi o e...

23/06/2023 às 16h35
Por: Correio Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Audiência pública foi proposta por Paulo Paim, que preside a CDH - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Audiência pública foi proposta por Paulo Paim, que preside a CDH - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

No final de maio, o atacante do Real Madrid Vinícius Junior foi mais uma vez alvo de ataques racistas na Espanha. Nove anos atrás, a vítima foi o então goleiro do Santos, Aranha, alvo de injúria racial durante uma partida da equipe contra o Grêmio, em Porto Alegre. Aranha é um dos convidados da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) faz nesta segunda-feira (26), às 10h, para debater “O Combate ao Racismo no Futebol".

Em 2014, torcedores gremistas atacaram Aranha com gestos e palavras criminosas e foram flagrados pelas câmeras de transmissão. Sete pessoas foram indiciadas por injúria racial, e o Grêmio acabou excluído da Copa do Brasil.

Além de Aranha, foi convidado o diretor do Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho; e representantes do Ministério do Esporte, da CBF, de clubes de futebol, de torcidas organizadas, de árbitros e de outras organizações ligadas ao futebol.

A audiência atende a requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS). O parlamentar afirma que o país precisa tratar os casos de racismo com maior rigor.

"Existem relatos da prática do crime de racismo, tanto por atletas, torcedores, dirigentes e arbitragem. Infelizmente presente com diversos atores do futebol. Desta forma, a nação tem a obrigação de tratar as questões do racismo com maior severidade, e o futebol tem o dever de ser exemplo, afinal o esporte mais popular, aliado à educação, proporciona uma melhor conscientização", aponta o senador no requerimento ( REQ 42/2023 - CDH ).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania , que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Vítima de racismo em 2014, quando atuava no Santos, Aranha deve participar do debate por videoconferência - Foto: Divulgação/Santos FC
Vítima de racismo em 2014, quando atuava no Santos, Aranha deve participar do debate por videoconferência - Foto: Divulgação/Santos FC
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias