Educação Bahia
SEC promove primeiros aulões do Enem, simultaneamente, em seis cidades baianas neste sábado (3)
As aulas aconteceram, simultaneamente, das 8h às 12h, em 13 unidades escolares do estado, distribuídas em seis municípios.
03/06/2023 16h20
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Foto: Amanda Chung/SEC

Neste sábado (3), foram realizados os primeiros aulões visando fortalecer a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As aulas aconteceram, simultaneamente, das 8h às 12h, em 13 unidades escolares do estado, distribuídas em seis municípios: Salvador, Irecê, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Itaberaba e Eunápolis. A atividade conta com a participação de coordenadores, professores e monitores do Programa Universidade Para Todos (UPT) e tem foco nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Em Salvador, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, marcou presença nos aulões realizados no Colégio Estadual Barros Barreto, situado no bairro de Paripe, e no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, localizado na Ribeira. Na conversa com estudantes e docentes, ela ressaltou a importância das aulas, destacando o valor da preparação adequada para os vestibulares e o ENEM. “Nós, da Secretaria da Educação do Estado, estamos dando início a mais uma oportunidade para apoiar os concluintes do Ensino Médio, pois é importante que fiquem bem preparados para as provas Saeb e a prova do Enem na Bahia inteira. Essas aulas começaram hoje e vão até novembro. A partir de julho, todo sábado, em mais escola, com mais estudantes e mais monitores”, afirmou a secretária.

Os aulões proporcionam aos estudantes uma experiência de aulas descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. Até novembro deste ano, cerca de 35 mil alunos participarão de aulões promovidos pela SEC, em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESB, UESF, UESC) e UFRB, em diferentes regiões do Estado.

Continua após a publicidade

“É uma parceria muito importante da universidade com a Secretaria da Educação, que vai beneficiar esses jovens com o acesso ao conhecimento e a produção do saber. Eu tenho certeza de que o Programa Universidade Para Todos, que já é extremamente reconhecido pela comunidade baiana, se configura como mais um espaço de conhecimento”, ressaltou a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, que esteve presente no aulão em Paripe.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Durante o período de junho a novembro, está prevista a realização de 600 aulões preparatórios em todo o Estado da Bahia. Anderson Silva Gabriel Jesus, monitor de Matemática do Universidade Para Todos, destacou como a iniciativa complementa o trabalho realizado no programa. “Os aulões têm uma proposta de incentivar os alunos a entender a disciplina com outro olhar, pensar fora da caixa e dar estrutura para que eles se empenhem mais para o vestibular e o ENEM”.

A aluna do 3° ano do Colégio Estadual Barros Barreto Liane da Silva Bonfim, 16 anos, explicou como essas atividades auxiliam os estudantes. “Não é a primeira vez que eu participo dos aulões. Fiz também no ano passado, quando eu ainda era ‘treineira’ do ENEM. Essas aulas, realmente, ajudam a gente e consegue nos dar um norte. Claro que temos que estudar em casa, nos dedicar além desses aulões, mas eles são um suporte muito bom”.

Universidade para todos

O programa é voltado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e egressos do Ensino Médio que estejam interessados em ingressar em cursos da formação superior. O reforço das disciplinas é prestado por monitores das universidades, sob a supervisão de professores.

Fonte: Ascom/SEC