21°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Balé do TCA leva ‘Viramundo’ a Alagoinhas no Dia Internacional da Dança

Estreado em julho do ano passado, 'Viramundo' celebra os 80 anos de Gilberto Gil e é inspirado pela riqueza da obra deste imortal baiano.

19/04/2023 às 11h40
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Uendel Galter/Divulgação TCA
Foto: Uendel Galter/Divulgação TCA

Em 29 de abril, Dia Internacional da Dança, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) estará na cidade de Alagoinhas, encenando o espetáculo ‘Viramundo’ – outra apresentação da mais nova montagem da companhia oficial de dança da Bahia no interior do estado. A sessão é acolhida pelo no Sesc Alagoinhas, às 19h, com ingresso trocado por 1kg de alimento não perecível. Estreado em julho do ano passado, ‘Viramundo’ celebra os 80 anos de Gilberto Gil e é inspirado pela riqueza da obra deste imortal baiano, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques, executada pela Orquestra Afrosinfônica.

Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos. Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade.

Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222. São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica executa a música, gravada para a circulação fora de Salvador.

BTCA

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. 

Fonte: Ascom/TCA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias