21°C 30°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Programa Saúde Mais Perto nas Escolas segue com atendimentos e alcançará estudantes e educadores de 12 municípios, em abril

Nos odontomóveis atuam, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem na parte de acolhim...

03/04/2023 às 17h01
Por: Correio Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Rafael Martins/GOVBA
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Os atendimentos odontológicos realizados pelo odontomóvel do Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, seguem beneficiando estudantes e educadores do interior e deve chegar a 12 municípios, até o final deste mês. Nesta semana, continuam sendo atendidos os estudantes de Senhor do Bonfim, Mundo Novo, Cotegipe e Casa Nova. A partir do dia 10, o serviço móvel chegará a Wanderley e Ruy Barbosa; no dia 17, em Sobradinho, Jaguarari, Morpará e Rafael Jambeiro; e no dia 24, em Itatim e Muquém de São Francisco (Veja calendário abaixo).

A ação, que visa disseminar práticas de higiene e acompanhamento especializado na promoção e proteção da saúde bucal, é realizada em unidades móveis equipadas e deverá beneficiar, neste primeiro ano, mais de 65 mil estudantes. A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB). A ideia é que o serviço chegue a todos os municípios do Estado.

Nos odontomóveis atuam, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem na parte de acolhimento e identificação de prioridades. O atendimento acontece das 8h às 17h. Durante a ação, os beneficiados recebem um kit de saúde bucal, além de orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

A iniciativa itinerante já passou por cidades como Salvador, Wagner, São Desidério, Filadélfia e Remanso. Na capital baiana, por exemplo, foram atendidos 4.316 estudantes e educadores da rede estadual de ensino, na ação ocorrida entre os dias 20 e 31 de março, em três escolas de Salvador. A iniciativa também alcançou estudantes e educadores de 15 unidades escolares da capital. Nestas duas semanas de atendimento, foram realizados 73.248 procedimentos odontológicos, incluindo restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva, entre outros.

A estudante Larissa Cristina dos Santos, 15, 1° ano, do Colégio Modelo aprovou o atendimento recebido no odontomóvel, que esteve estacionado na frente da sua escola, no bairro de San Martin. “Esse tipo de ação para as pessoas que não têm acesso é ótimo. Aproveitei para fazer uma limpeza nos dentes e gostei muito do atendimento recebido”, afirmou.

O estudante Tiago Teles, 16, que cursa o 9º ano, no Colégio Estadual Dom Avelar Brandão Vilela, também fez uma limpeza dentária, no mesmo odontomóvel instalado no Colégio Modelo. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois alguns estudantes não têm condições de pagar por um tratamento ou plano dentário e, aqui, tivemos a oportunidade de receber atendimento gratuito”, disse.

Cronograma de atendimento:

Senhor do Bonfim – Centro Estadual de Educação Profissional –  27/3 a 15/4

Mundo Novo – Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguacu II – 30/3 a 5/4

Cotegipe – Colégio Estadual Jutahy Magalhaes – Tempo Integral -31/3 a 5/4

Casa Nova – Colégio Estadual de Casa Nova – 27/03 a 15/04

Wanderley – Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira – Tempo Integral – 10 a 15/4

Ruy Barbosa – Colégio Estadual Professor Magalhaes Neto –  em Tempo Integral – 10 a 15/4

Rafael Jambeiro – Colégio Estadual Ana Lucia Magalhaes – Luís Eduardo Magalhães – 17 a 22/4

Jaguarari – Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Itapicuru – Tempo Integral – 17 a 29/4

Sobradinho – Colégio Estadual Jorge Khoury – Tempo Integral – 17 a 29/04

Morpará – Colégio Estadual Nemisia Ribeiro dos Santos – 17 a 22/4

Itatim – Colégio Estadual Geovânia Nogueira Nunes – 24 a 29/4

Muquém de São Francisco – Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim – 24 a 29/04

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias