Quinta, 18 de janeiro de 201818/1/2018
75 9 9102-7312
FTC CAPA DO SITE
| TECNOLOGIA |
O que é o Sarahah e como funciona o app do momento
O aplicativo ultrapassou Instagram e YouTube em quantidade de downloads na Apple Store dos Estados Unidos
Redação Correio da Cidade Santo Estevão - BA
Postada em 31/07/2017 ás 09h59 - atualizada em 31/07/2017 ás 10h11
O que é o Sarahah e como funciona o app do momento


A nova rede social Sarahah, que incentiva os usuários a mandar indiretas secretas do bem a ouras pessoas, desbancou aplicativos famosos no Brasil, como WhatsApp, Facebook e Instagram para se tornar um dos programas para smartphone mais baixados no país. O serviço era o líder em downloads da App Store, loja de aplicativos para iPhones, nesta sexta-feira (28).




A ideia por trás do app é fazer com que os usuários enviem mensagens anônimas que tenham conteúdo positivo. Ou seja, sejam críticas construtivas e elogios. Esse objetivo, aliás, está estampado no nome. Sarahah, em Árabe, significa franqueza.




O app também está disponível para Android, mas não parece fazer tanto sucesso. Na Google Play, é o 223º app mais baixado para o sistema no Brasil.




Ele funciona da seguinte forma: 





  • Após criar uma conta, o usuário é convidado a divulgar seu perfil em redes sociais como Facebook e Twitter e apps de de mensagem como o WhatsApp;

  • A partir daí, quem quiser pode enviar uma mensagem a ele;

  • As mensagens recebidas e enviadas ficam armazenadas na caixa de entrada;

  • É possível encontrar amigos por meio da ferramenta de busca do app;

  • Tanto as mensagens recebidas quanto as enviadas não têm seus autores revelados.

  • Não é possível responder mensagens recebidas.


 O Sarahah está disponível para dowload na App Store e na Google Play.




Não é novidade, lembra do Secret?


Apostar em uma forma de interação anônima não é novidade. Em 2014, a Justiça do Espírito Santo proibiu o Secret, um app similar. O argumento era que, ao permitir que as pessoas publicassem segredos sem revelar identidades, o app violava princípios constitucionais ao permitir o usufruto da liberdade de expressão sob condição de anonimato. Um ano depois, o app deixou de existir.




Naquela ocasião, o juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cívil de Vitória, afirmou que o serviço era um “instrumento apto ao cometimento daquilo que, corriqueiramente, tem sido chamado de ‘bullying virtual’”.



 





 

Sarahah, aplicativo de envio de mensagens anônimas, é 1º na App Store. (Foto: Reprodução/App Store)



Sarahah, aplicativo de envio de mensagens anônimas, é 1º na App Store. (Foto: Reprodução/App Store)






Cantadas no Brasil


No Brasil, o Sarahah já teve seu uso original desvirtuado pelos brasileiros. Em vez de promover interações positivas, os usuários têm recorrido ao app para disparar cantadas.




Talvez por isso algumas das reclamações mais feitas sobre o app na Google Play Store e App Store não sejam sobre ofensas recebidas ou sobre cyberbullying. Os brasileiros têm reclamado por não poder responder as mensagens.




Para sanar a questão, a equipe que desenvolve o Sarahah já informou que está trabalhando em uma solução.


FONTE: O Globo
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium
 CABRAL - POUP UP